Como tirar sua ideia do papel e transformá-la em um negócio de verdade
A inspiração bateu com uma ideia genial para ganhar dinheiro com um novo negócio, mas como exatamente você pode tirar esse rabisco do papel e transformá-la em uma empresa de verdade?
Isso já foi feito antes, mas muitas empresas tomaram um caminho único que não pode ser facilmente duplicado. Mas para a nossa sorte, existem passos fundamentais que todo novo empreendedor pode dar para colocar sua ideia em prática. Dê uma olhada nestes 8 passos para transformar sua ideia em um negócio funcional.
Sumário
Passo 1: Descubra qual problema está sendo resolvido
Quando você analisa uma empresa, TODAS as ações dentro dela são para resolver um problema. Neste momento você está apaixonada pela sua ideia e focada na solução que ela proporciona. Muitas empresas afirmam ter soluções, mas que problema específico elas realmente estão eliminando?
A Amazon, por exemplo, resolveu como o comércio eletrônico era, em algum momento: caro e inconveniente.
CONCLUSÃO: todas as empresas, produtos ou serviços de sucesso melhoram a vida de seus clientes ao eliminar um problema.
Passo 2: Encontre seu mercado
Eu sempre bato nessa tecla com vocês, no meu Guia Prático Como Blogar, existe um capítulo específico para isso.
Imagine quem é o seu usuário ideal – este é o primeiro passo para realmente descobrir onde sua ideia se encaixa em um mar de consumidores. Todos eles tem hábitos e necessidades diferentes a cumprir, mas estão enfrentando o mesmo problema. Descubra onde sua solução se encaixará no mercado e na vida das pessoas.
Muitas pessoas pensam “quero vender para todo mundo”, mas isso resulta em um gastar dinheiro e tempo criando conteúdo não específico para tentar vender algo para alguém que não vai se interessar. Faz sentido para vocês?
Você criou uma solução incrível, mas ela precisa estar na frente das pessoas que precisam dela para ser vista como tal.
Passo 3: Encontre seu apoio
Poucas empresas de sucesso foram criadas por apenas uma pessoa só, não digo que você precise de alguém para funcionar, mas ter parceiros de negócios tem muitos benefícios, especialmente se você está começando. Eles podem atuar como apoio, conversar e apresentar sua ideia para outras pessoas é prova de que você tem uma boa ideia. Além de construir uma equipe, ter relações com outros empresários lhe proporcionará um conhecimento inestimável.
Encontre empreendedores experientes e inicie conversas com eles. As pessoas adoram falar sobre si mesmas, assim elas ficarão felizes em compartilhar o aprenderam com sua experiência em iniciar um negócio.
Passo 4: Planejamento Financeiro + Primeira fase
Uma vez que você tem sua pesquisa de mercado feita, agora você deve descobrir se ela é financeiramente viável. Crie um modelo financeiro que se concentre em seu como produto ou serviço é criado, comercializado e vendido a um usuário individual. Isso lhe dará mais informações sobre como seu negocio irá funcionar. Então para verificar suas projeções, crie outro modelo financeiro que examine o tamanho de seu mercado e quais metas você precisa atingir para ter lucro.
Quando estiver satisfeita com seu modelo financeiro, comece a planejar a primeira fase de seu negócio. este plano é simples – escreva suas ideias. Para fins de discussão entre sua equipe e mentores, mapeie sua missão, objetivo, chaves para o sucesso, mercado alvo, vantagem competitiva e estratégias básicas. Ele garante que todos os envolvidos estejam na mesma página e preparados para prosseguir para a próximas etapas.
Passo 5: Fonte de capital
Os empresários geralmente não começam apenas pelo dinheiro, mas o dinheiro ainda é necessário para que o negócio comece a funcionar. Algumas fontes de financiamento possíveis são:
- autofinanciamento
- emprestado de amigos e/ou familiares
- cartão de crédito
- empréstimos com instituições financeiras
Dependendo da quantia que você precisa, uma fonte mais útil pode ser investidores anjo e capitalistas de risco que procuram apoiar sua missão, claro que pedem uma fatia dos lucros e espaço para tomar decisões.
Qualquer que seja a fonte (ou fontes) escolhida para obter ou visar, considere que cada uma delas tem suas próprias recompensas e riscos.
Passo 6: MVP
“O Produto Mínimo Viável — do inglês, “Minimum Viable Product”, ou apenas, MVP — é, como o próprio nome diz, a versão mais simples de um produto com as mínimas características necessárias para ele ser inserido no mercado. O conceito do MVP é muito útil para o começo de uma empresa, pois permite que os empreendedores testem suas hipóteses de negócio e verifiquem se elas realmente fazem sentido.” – Pequenas Empresas Grandes Negócios.
O MPV ou Produto Mínimo Viável, fornece o feedback que você precisa antes de colocar sua ideia no mercado. Afinal, não tem utilidade para ninguém se você construir um produto que os clientes não querem.
Mínimo não significa necessariamente “básico”. O objetivo não é construir um produto mínimo, mas um produto que já é grande (viável), mas que ainda tem espaço para melhorar.
Passo 7: Pivotar
As informações obtidas pelos feedbacks dos primeiros usuários ajudam a descobrir o que funciona e o que obteve a maior resposta de seu público. Você pode descobrir que o feedback deles é totalmente diferente do que você esperava e planejava.
Isso pode levar você a pivotar seu modelo de negócios, ou mudar uma parte fundamental dele. Mudar de direção não significa que você falhou completamente, na verdade, significa evitar falhas que você encontrou.
Pivotar, não quer dizer abandonar tudo o que aprendeu, trata-se de pegar o que você aprendeu e usá-lo para melhorar o seu desempenho para solucionar o problema do seu cliente.
Passo 8: Seja positivo
Dizem que a má sorte ama a companhia – apenas certifique-se que não há má sorte com o seu novo negócio. Duvidar de si mesmo e questionar se algo vai dar errado só vai impedir que você assuma os riscos necessários. As pessoas questionarão suas idéias e seus negócios, mas se você não acreditar na sua capacidade de superar, estará perpetuando a sua negatividade em você. Quando você se mantem acima da sua negatividade e permanece positivo, será mais fácil quando você eventualmente cometer um erro ou enfrentar um obstáculo. E você enfrentará ambos,
Sua jornada para construir um negócio sustentável não será como a maioria dos processos, simplesmente porque não há garantia de sucesso. Tudo o que você pode fazer é adaptar sua ideia e ver o que funciona. Se no início você não tiver sucesso com ela, tente e tente novamente até conseguir.